INSTITUTO DE GESTORES E EXECUTIVOS DE TRIBUTOS (IGET)
Think tank de gestão tributária, idealizado pelo Escritório, foi lançado em 20 de outubro
por Charneski Advogados - Imprensa publicado em 26/10/2023Com o propósito de criar um ambiente mais amplo para fomentar discussões, compartilhar conhecimento e aprofundar questões relevantes para o cenário dos departamentos tributários de empresas nacionais, o escritório Charneski Advogados idealizou o Instituto de Gestores e Executivos de Tributos (IGET), cujo evento de lançamento ocorreu em 20 de outubro, no Hotel Deville, em Porto Alegre/RS.
O Instituto, idealizado pelos sócios do Charneski Advogados, não tem fins lucrativos ou vinculação com o escritório e surge como uma evolução do Grupo de Estudos Tributários (GET) promovido pelo Charneski nos últimos dez anos. Seu propósito é oferecer um ambiente colaborativo, onde todos os participantes possam se beneficiar do compartilhamento de ideias, experiências e melhores práticas, contribuindo para o desenvolvimento conjunto do conhecimento tributário, com profissionais gabaritados e com destaque em suas respectivas atuações.
Voltado aos gestores executivos de médias e grandes empresas que tem a responsabilidade de liderar e tomar decisões sobre assuntos tributários, a ideia é abordar temas técnicos da legislação e jurisprudência, além da abordagem de cases e assuntos relacionados à gestão tributária.
“Estamos disponibilizando essa janela inicial, mas queremos que os executivos sintam-se à vontade para conversar conosco e propor ideias. Esse é um processo colaborativo, e não de um dono só. Tivemos a iniciativa de constituir, mas a gente quer muito contar com a opinião e com a colaboração de pessoas que estão nessa realidade, ou seja, que estão vivendo essas dores”, enfatizou Heron Charneski, advogado e contador, fundador do IGET.
Além do lançamento do IGET, o evento contou com a presença do vice-presidente de Gestão Tributária da Volvo para a América do Sul, o contador, analista tributário e escritor Augusto Flores, que trouxe um pouco das reflexões e do futuro do cenário tributário que vive o Brasil, destacando que, em sua opinião, a carga tributária brasileira é injusta quando comparada a outras nações, enfatizando a necessidade de reformas, como a desoneração da folha de pagamento e a simplificação do sistema tributário.
Por fim, dando encerramento ao evento, e antecipando o formato dos trabalhos que o IGET visa desenvolver, o advogado Tiago Rios Coster, sócio do Charneski Advogados, falou sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45, que visa simplificar o sistema tributário nacional com a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual. Ele explicou as principais mudanças, como a substituição de impostos federais e estaduais e a importância da não cumulatividade plena para o sucesso da reforma tributária.
As empresas que desejam se associar ao IGET, bem como colaborar com sugestões, pautas e comentários para a constituição formal e o desenvolvimento do Instituto, devem contatar a instituição pelo e-mail contato@institutoget.com.br. A associação na entidade possibilita às companhias participação nas reuniões fechadas, presença em grupo de discussões privado no Whatsapp, descontos em treinamentos in-house, entre outros benefícios.
Autor:
Charneski Advogados – Imprensa